quarta-feira, 19 de outubro de 2011


As meninges: dura-máter, pia-máter e aracnoide 
As meninges: dura-máter, pia-máter e aracnoide


meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. Entretanto, a bacteriana – causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos – é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria. Ela, causada pela Neisseria meningitidis, pode causar inflamação nas meninges e, também, infecção generalizada (meningococcemia). O ser humano é o único hospedeiro natural desta bactéria cujas sequelas podem ser variadas: desde dificuldades no aprendizado até paralisia cerebral, passando por problemas como surdez.
transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio. Como crianças de até 6 anos de idade ainda não têm seus sistemas imunológicos completamente consolidados, são elas as mais vulneráveis. Idosos e imunodeprimidos também fazem parte do grupo de maior suscetibilidade.

A doença chega a matar em cerca de 10% dos casos e atinge 50% quando a infecção alcança a corrente sanguínea e é este um dos motivos da importância do tratamento médico. Febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele (que são inicialmente semelhantes a picadas de mosquitos, mas rapidamente aumentam de número e de tamanho, sendo indício de que há uma grande quantidade de bactérias circulando pelo sangue) são alguns dos seus sintomas.
A doença meningocócica tem início repentino e evolução rápida, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas. Para a confirmação diagnóstica das meningites, retira-se um líquido da espinha, denominado líquido cefalorraquidiano, para identificar se há ou não algum patógeno e, se sim, identificá-lo. Em caso de meningite viral, o tratamento é o mesmo feito para as viroses em geral; caso seja meningite bacteriana, o uso de antibióticos específicos para a espécie, administrados via endovenosa, será imprescindível.

Geralmente a incidência da doença é maior em países em desenvolvimento, especialmente em áreas com grandes aglomerados populacionais. Tal constatação pode ser justificada pela precariedade dos serviços de saúde e condições de higiene e pela facilidade maior de propagação em locais fechados ou aglomerados. Por este último motivo é que, geralmente, a doença é mais manifestada no inverno – quando tendemos a buscar refúgios em locais mais fechados para fugirmos do frio.

Para a meningite, as vacinas mais utilizadas são a bivalente, a tetravalente e a monovalente, em menores de 2 anos. Entretanto, não existe ainda vacina para alguns sorotipos da doença.

Evitar o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas ou mal lavados e ambientes abafados são formas de se diminuir as chances de adquirir a doença. Manter o sistema imunológico fortalecido e seguir corretamente as orientações médicas, caso tenha tido contato com alguém acometido pela doença são, também, medidas importantes.
E lembre-se: nunca use remédios sem prescrição médica.
 
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologiahttp://www.brasilescola.com/doencas/meningite.htm

terça-feira, 18 de outubro de 2011


Reflexão Bíblica: Desfrutando da Multiforme Graça de Deus.

Base Bíblica: Ef 2.8


"Porque pela graça sois salvos mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus". Esta passagem bíblica é uma das mais conhecidas da Igreja do Senhor Jesus e também uma das mais profundas das Escrituras Sagradas. O apóstolo Paulo revela nesta declaração, que a graça divina envolve em sua natureza e essência, rudimentos vitais para a restauração moral e espiritual do ser humano. Estes elementos se completam em harmonia sendo uma ação exclusiva de Deus, proporcionando a todos os homens uma nova vida em Cristo, libertos do pecado e livres da condenação eterna. Que possamos nos fortalecer, crescendo na graça e no conhecimento do Senhor nosso Deus, desfrutando com alegria da sua bondade e misericórdia (II Pe 3.18 cf. II Tm 2.1; Sl 23.6).

O QUE SIGNIFICA “GRAÇA”?

Definição. [Do gr. charis; do lat. gratia] 1. Favor imerecido concedido por Deus à raça humana. 2. Favor, que se dispensa ou se recebe. Favor que os homens não merecem, mas que Deus livremente lhes concede e reparte de variadas formas e de acordo com o seu querer.

Conceito Teológico. Dom gratuito e sobrenatural de Deus que proporciona à humanidade todos os bens necessários à sua existência e à sua Salvação em Cristo. Esta dádiva é motivada unicamente pela bondade, misericórdia e amor de Deus para com todos os homens, e, portanto, exclusiva e soberana.

Sentido Bíblico. Através da graça, o homem é capacitado a compreender, a aceitar e a usufruir, imediatamente, dos benefícios do Plano de Salvação (Ef 2.8,9). A graça, segundo nos revela o apóstolo Paulo, é operada mediante a fé, sendo evidenciada como dom extraordinário oferecido exclusivamente por Deus a todos os homens.

A REVELAÇÃO DA GRAÇA DIVINA

A graça se revela nos tempos mais difíceis, tempos de tristeza, nas horas de tentação, nos dias de desencorajamento, nas lutas do nosso dia a dia (I Pe 5.10). A graça nos ensina a triunfar, a esperar com paciência, a confiar no cuidado do Senhor (II Cor 2.14). A graça nos fortalece nos sustém e nela devemos permanecer firmes (At 11.23). A graça é provisão, cura, consolo e descanso (II Ts 2.16,17).

CARACTERÍSTICAS PECULIARES DA GRAÇA

Fonte de poder. Devemos nos fortificar na graça que há em Cristo Jesus, porque é bom para o coração. (II Tm 2.1; Hb 13.9).

Suficiente para todas as necessidades. Nosso Deus é poderoso para fazer abundar em nossas vidas toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, prosperemos em toda boa obra (II Cor 9.8 cf. At 7.9,10).

Alento diante das fraquezas. A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa nas fraquezas (II Cor 12.9; Tg 4.6a).

Repartida aos que buscam e permanecem nela. Foi dada a cada um segundo o dom de Cristo, nela devemos permanecer firmes (Ef 4.7 cf. At 13.43).

Concedida aos humildes. Jamais concedida para fins egoísta e maldoso; jamais concedida aos soberbos (Tg 4.6b; I Pe 5.5).

Capacita e dá poder. Por ela podemos testificar de Cristo com poder, pois ela jamais será vã para conosco (At 4.33; I Cor 15.10).

Abundantemente rica e de múltiplas formas. Uma vez tendo conhecido as riquezas da sua graça, cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça do Senhor nosso Deus. (Ef 1.7; 2.7; I Pe 4.10).

Excede o pecado. O pecado não terá domínio sobre nós, porque onde o pecado abundou, superabundou a graça (Rm 5.20; 6.14).

Ligada à fé em harmonia. Temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes e por ela somos salvos (Rm 5.2; Ef 2.8; I Tm 1.14).

A EFICÁCIA DO PODER DA GRAÇA

Salvos. “Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus.” (At 15.11; Ef 2.5,8 cf. Tt 2.11).

Perdoados. “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, o perdão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça” (Ef 1.7).

Justificados. “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” (Rm 3.24; 5.1,2).

Feitos Herdeiros. “Para que pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.” (Tt 3.7).

Fonte: Blog Miss.Elder Morais

BLOG DO PR. ALTAIR GERMANO: CPAD INICIA CAMPANHA DE FINAL DE ANO

BLOG DO PR. ALTAIR GERMANO: CPAD INICIA CAMPANHA DE FINAL DE ANO: A 17ª Campanha de Final de Ano da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) começou no dia 07 de outubro a todo vapor. Este evento aco...